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Formação para Educadores e Professores

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Formação Continua

Modelos de Acão e Abordagem Multinível de acesso ao currículo

Departamento de Psicologia e Educação

Coordenação

Professor Doutor Vitor Reis

   

Este curso está acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua sob o n.º CCPFC/ACC-104039/19.Este curso está acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua sob o n.º CCPFC/ACC-104039/19.

Modalidade

Presencial

Objetivos

· Proporcionar informação teórica pertinente e atualizada sobre a temática das abordagens multinível em educação.
· Desenvolver competências no âmbito da implementação de modelos de ação e de abordagens multinível de acesso ao currículo, como resposta a problemas concretos, decorrentes da inclusão de alunos com necessidades educativas.
· Proporcionar o desenvolvimento de uma atitude profissional interveniente, reflexiva e geradora de processos auto formativos no âmbito da temática das abordagens multinível de acesso ao currículo.

Plano Curricular

1 - Inclusão e diversidade: Da exclusão à inclusão

  • Marco conceptual e legislativo;
  • Escola inclusiva e diversidade educacional;
  • Enquadramento legislativo.

2 – Os alunos e as suas necessidades educativas:

  • Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA);
  • Aprendizagens Essenciais (AE);
  • Medidas de gestão curricular: Acomodações Curriculares;
  • Adaptações não significativas;
  • Adaptações curriculares significativas.

3 – Modelos de Ação e Abordagem Multinível - práticas integradas e sustentadas de intervenção:

  • Abordagem Multinível de Acesso ao Currículo;
  • Modelo de Resposta à Intervenção (RtI);
  • Modelo School-Wide Positive Behavioral Interventions and Supports (PBIS).

4 - Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão: níveis de intervenção.
5 - Apresentação de casos práticos para análise acerca de possíveis formas de avaliação e intervenção.

Requisitos de Acesso

a) Cópia do certificado de habilitações

b) Curriculum vitae

c) Nº do Bilhete de identidade ou cartão do cidadão

d) Nº de contribuinte

Informação Prática

Horário

Esta formação decorre nos seguintes horários: 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00.

O último dia termina às 19:00.

Vagas

30

Propinas

100,00 €

Candidatura

Candidaturas abertas


Para efeitos previstos no nr.º 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Mais se informa que a temática, conteúdos e objetivos da ação se enquadram nas áreas contempladas na dimensão científica e pedagógica, e previstas na alíneas a) c) e d) do ponto 1 do artigo 3.º do Despacho 779/2019.  

A avaliação das atividades desenvolvidas neste curso é realizada de modo continuado

Ao longo da Unidade Curricular é privilegiada a utilização de uma metodologia ativa de formação, tendo em atenção os objetivos propostos e as competências a adquirir. Todos os temas são abordados numa componente teórico-prática, com recurso a exposição teórica de enquadramento dos mesmos, adotando dispositivos pedagógicos e didáticos para este efeito. 

Procura-se ainda promover o diálogo reflexivo e a troca de ideias com os Discentes, através da análise, reflexão, discussão e debate de temas relacionados com a organização curricular e as diferentes dimensões a esta associadas.

Os trabalhos em grupo são fortemente privilegiados, pelo facto de permitirem a troca de ideias e experiências entre os Discentes, baseando-se na leitura e análise de artigos científicos específicos da área. Será ainda desenvolvida uma avaliação escrita com vista a consolidar a aquisição dos conceitos teóricos relevantes.

Pedir Informações

Candidatar-me!

A candidatura/inscrição no curso que pretende, implica uma taxa de inscrição no valor de 25€, valor que será descontado no valor global do curso, caso efetive a sua participação no mesmo.

No caso de não haver candidatos suficientes para constituir uma turma nas datas previstas, este valor ser-lhe-á devolvido.
No caso de se inscrever e não frequentar a ação prevista, e de acordo com o regulamento em vigor no ISCIA, não existe lugar à devolução das verbas pagas.


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