Message

Observatório de Segurança Marítima

Filtro por área

Topo

Observatório de Segurança Marítima

O Observatório de Segurança Marítima (OSM) é uma unidade orgânica de Investigação e Desenvolvimento do ISCIA, integrada no Departamento de Tecnologias do Mar (DETMAR).
Tem por missão desenvolver, através da investigação aplicada, as áreas relacionadas com a Segurança Marítima, tornando o ISCIA uma referência nacional e internacional nesta área.

No primeiro quartel do Século XXI a humanidade voltar-se-á para a exploração da última fronteira terrestre, os oceanos, e Portugal, pela sua situação geográfica, tradição marítima e espaço marítimo sob sua jurisdição, poderá vir a ter um papel relevante nesse novo paradigma oceanocêntrico. O ISCIA quer, por isso, estar na primeira linha de suporte da opção marítima nacional, contribuindo para a valorização da sua componente humana.

 

Dentro do Observatório de Segurança Marítima está em desenvolvimento uma base de dados dinâmica usando o conceito de rede social para analisar, registar e prever estatisticamente ocorrências que configurem ataques de pirataria marítima no golfo da Guiné.

O sistema encontra-se suportado num modelo com várias camadas de dados específicos (multilayer site) que permite consultas a vários níveis de complexidade e de informação, com diferentes graus de discriminação. O sistema permite identificar ocorrências, na área atlântica do Golfo da Guiné, tipificadas como atos de pirataria, com ou sem violência e vítimas, relativamente a navios identificados de diferentes origens mesmo que tenham mudado de nome e de bandeira. Com correlação a sociedades armadoras e transportadores, tipos e valores de cargas e portos de origem e destino, identificando eventuais intervenções de navios de marinha de guerra de países da zona em ações de deteção e combate a atos de pirataria. O sistema permite vários graus de acessibilidade desde o de nível de base, aberto a todos, até ao nível superior, com toda a informação, mesmo a classificada, e só acessível a entidades governamentais. O sistema é pertença do Observatório de Segurança Marítima do ISCIA (OSM) e encontra-se registado internacionalmente. A sua gestão operacional é feita a partir de Aveiro nas instalações do Centro Internacional de Formação em Segurança Marítima (CIFSM), unidade operacional anexa ao ISCIA, tendo um escritório em São Tomé e Príncipe, como centro de operações na área. Ver mais »

Topo