Message

Departamento de Segurança e Riscos

Filtro por área

Topo

Segurança e Riscos

Coordenação

Alberto Sérgio Miguel - asmiguel@iscia.edu.pt

Prática profissional en condições de segurançaO Departamento de Segurança e Riscos (DESRI) abrange, de forma bastante ampla, o domínio científico da segurança e dos riscos nas diversas vertentes: análise, prevenção, mitigação e gestão.

Os ciclos de estudos conducentes à obtenção de grau, licenciatura e mestrado, e as restantes formações de especialização ou de pós-graduação são desenvolvidas ou na área da higiene e segurança ocupacionais ou na área do planeamento e direção da atuação em situações de emergência e catástrofe, em resultado de causas naturais ou ações humanas, desastres em instalações industriais, comerciais e outras, assim como em situações de conflito. Para além de aspetos tecnológicos específicos, e de outras particularidades, todos os ciclos de estudo enquadrados no DESRI abordam a problemática da gestão de recursos nas organizações, em particular os recursos humanos.

O corpo docente do departamento é muito qualificado, quer do ponto de vista científico, quer na vertente aplicacional, cuidando de modo permanente e sistemático do paradigma do ensino politécnico centrado na aprendizagem do “saber fazer”, com a busca do equilíbrio entre o conhecimento fundamental e a experiência decorrente de prática profissional; procura-se assim um equilíbrio quantitativo entre a docência ministrada por doutorados e por especialistas.

O departamento mantém e impulsiona atividades de investigação científica e de prestação de serviços especializados no contexto da área de ensino e formação e dinamiza a organização de seminários, encontros e outros eventos científicos e técnicos nas áreas nucleares, bem como a edição bibliográfica. O DESRI, seguindo as orientações gerais do ISCIA, dinamiza permanentemente a ligação aos setores da administração pública, instituições sociais e empresas locais e regionais, onde os futuros diplomados podem vir a desempenhar funções profissionais e incentiva as oportunidades de visitas técnicas, estágios e entrevistas profissionais

« voltar

Topo