Message



Jorge Tavares da Silva

Doutorado em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra, na área de Política Internacional e Resolução de Conflitos, e licenciado em Comércio Internacional pelo Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA). Presidente do Conselho Pedagógico do ISCIA e do Observatório de Comércio e Relações Internacionais (OCRI). Coordenador e docente do Departamento de Gestão e Relações Internacionais do ISCIA.

Investigador no Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (CEPESE) da Universidade do Porto. Professor convidado de Ciência Política e Relações Internacionais na Escola de Economia e Gestão na Universidade do Minho, desde 2012. Os meus interesses de investigação centram-se no domínio dos estudos chineses, segurança, defesa, política e economia internacional. Autor de múltiplos artigos em capítulos de livros, revistas científicas, jornais e dicionários sobre a realidade política, económica e social chinesa.

Membro do Conselho Editorial do International Journal of Security and Defence Sciences (IJSDS) e da publicação Zhongguo Yanjiu – Revista de Estudos Chineses (nº 8). Coordenador do livro "Em Bicos de Pés e de Olhos em Bico  – Vivências e Convivências entre Chineses e Portugueses"  (Mare Liberum, 2012) e "BRICS e a Nova Ordem Internacional" (Mare Liberum/Caleidoscópio, 2015).

Auditor do Curso de Defesa Nacional (2013-2014). Membro Fundador do Observatório da China e do Centro de Estudos e Investigação de Segurança e Defesa de Trás-os-Montes e Alto Douro (CEIDSTAD). Membro da European Association for Chinese Studies (EACS) e da Comissão Cientifica da XX Conferência Internacional da EACS (Portugal, 2014); membro da Association of Chinese Political Studies (ACPS) e do Instituto Português de Sinologia (IPS).

« voltar

Topo