Message



Provedor do Estudante

 

José António Simões Cortez é professor catedrático aposentado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Licenciou-se nesta Faculdade em 1958, em Engenharia de Minas, e nela fez toda a sua carreira académica.

Lecionou áreas da sua especialidade na mesma Faculdade e nas de Medicina e Ciências do Porto, e de Ciências e Tecnologia de Coimbra. Fez parte, como delegado dos docentes da sua especialidade, do Conselho Diretivo Provisório da Faculdade de Engenharia, e foi Presidente da Mesa da sua Assembleia do Corpo Docente e Investigador.

Foi Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Engenharia e Presidente da Mesa da sua Assembleia de Representantes. Participou, como membro do júri ou arguente principal, em vários concursos, para todos os graus e cargos académicos, nas Universidades do Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa, Évora e Vigo.

Fez parte dos júris e painéis de avaliação, de investigação, desenvolvimento e ensino, da JNICT e da FCT, e de várias comissões do CNAVES para as áreas de Engenharia de Minas e de Geotecnia, nas Universidades e Politécnicos portugueses.

Exerce atividade profissional, desde 1960, como consultor, diretor técnico, projetista e perito, em todas as áreas do âmbito da Indústria Extrativa.

É membro conselheiro e honorário da Ordem dos Engenheiros, na qual desempenhou vários cargos a nível regional e nacional, tendo sido Bastonário no período 1985-1992.

Publicou mais de 60 trabalhos sobre assuntos da sua especialidade. É membro da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa, da Sociedade Portuguesa de Geotecnia, da Sociedade Geológica de Portugal, da Associação Portuguesa de Estudos e Engenharia de Explosivos e da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos.

No ISCIA, onde colabora desde a sua fundação, tem desempenhado as funções de Presidente dos Conselhos Científico e Pedagógico, Coordenador da Comissão de Avaliação Interna, Presidente do Conselho de Administração e docente de várias cadeiras na área de Organização, Administração e Gestão de Empresas.

Atualmente é Presidente do Conselho de Curadores da FEDRAVE e Provedor do Estudante.

 

Mensagem de boas-vindas

Caros Estudantes

Nos termos dos estatutos do ISCIA, o Provedor do Estudante trabalha em prol dos discentes da instituição e, para tal, desenvolverá a sua ação articulada com a Associação de Estudantes e com os outros órgãos e serviços da instituição, designadamente com o Conselho Pedagógico e a Comissão Executiva. Nos termos do respetivo Regulamento, e de modo geral, tem a função principal de defender os “direitos e legítimos interesses dos estudantes”.

O estudante do ISCIA entra e participa numa pequena instituição do Ensino Superior Politécnico, uma comunidade de que se pretende seja um membro ativo, empenhado e colaborante, contribuindo para a formação integral sua e de todos os colegas.

A Comunidade ISCIA pretende ser um centro de formação pessoal, uma escola de desenvolvimento científico e uma casa de convívio fraterno entre todos os seus membros: discentes, docentes e funcionários.

A todos os novos alunos, o Provedor dá as boas-vindas, desejando-lhes as maiores felicidades pessoais e académicas.

Como em todos os grupos humanos, também na nossa Comunidade ISCIA podem surgir problemas, ideias novas, sugestões de melhoria do seu funcionamento.

Para tudo, o vosso provedor está disponível em provedor@iscia.edu.pt.

Saudações académicas,

Simões Cortez

Mensagem de Ano Novo 2016

Topo